(51) 3041 5586
Contato
Rua Papa João XXIII, 316
Cachoeirinha - RS

Para crianças até 7 anos de idade,
após somente inscrito na Primeira Eucaristia.

 

Batismos no 1º e 3º domingo do mês, na missa das 9h.

 

INSCRIÇÕES, COM ANTECEDÊNCIA DE 15 DIAS, SOMENTE NA SECRETARIA DA PARÓQUIA.

Apresentar:

- Certidão de nascimento da criança ou RG.
- Nome completo de 1 casal de padrinhos, maiores de 16 anos ou crismados, para registro no livro de batismo. Não consta nome de padrinhos na lembrança e os demais padrinhos só participam da cerimônia. (será permitido no máximo 3 casais de padrinhos)
- CPF dos pais e padrinhos.
- Taxa: R$ 80,00 (paroquianos)

A formação (curso) de batismo é realizada na casa do batizando para os paroquianos e para os demais, deve ser realizada na Paróquia residente.

O Batismo deve ser celebrado, preferencialmente, na Paróquia onde os pais do batizando vivem sua fé.

 

Um cristão não é uma ilha! Nós não no tornamos cristãos em laboratório, não nos tornamos cristãos sozinhos nem com as nossas forças, mas a fé é um presente, é um dom de Deus que nos vem dado na Igreja e através da Igreja. Não se pertence à Igreja como se pertence a uma sociedade, a um partido ou a qualquer outra organização. O vínculo é vital, como aquele que se tem com a própria mãe, porque, como afirma Santo Agostinho, a “Igreja é realmente mãe dos cristãos”. Papa Francisco – 11/09/2013

 

Assim como na nossa vida diária há muitos sinais, Jesus também nos deixou vários sinais que mostram o grande amor que Ele tem por nós. Jesus nos acompanha desde o nosso nascimento até a nossa volta para Ele (na morte). Esses sinais são os Sacramentos.

Jesus se deixou batizar para se tornar solidário aos pecadores. Mesmo sem pecado, Jesus deseja estar no meio dos pecadores. O Senhor quis descer para resgatar a todos: o caminho da salvação é o rebaixar-se e encontrar o caído onde ele está.

Jesus se deixou batizar para que o Espírito marcasse o início de sua missão. O Batismo de Jesus é marcado por um sinal de manifestação de Deus que o declara o “filho amado”. A ação do Espírito faz dele o “ungido” do Pai: é o Cristo (Messias, ungido, enviado), aquele que recebeu a missão de entregar-se pela humanidade. “Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito e com poder. Ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando…” (At 10,38).

“Disse Jesus: “Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.”

Símbolos do Batismo:

A água batismal – É a água que tomamos, que percorrendo todo o nosso corpo através do nosso sangue, leva embora todas as impurezas e tudo o que é ruim para a nossa saúde.  Sem a água viva do Batismo não podemos viver e ser eternamente felizes. A água purifica nossa alma, fazendo-nos cidadãos do céu. 

A unção com o santo óleo, consagrado pelo Bispo, significa o dom do Espírito Santo ao novo batizado. Este tornou-se um cristão, isto é, “ungido” do Espírito Santo, incorporado a Cristo.

A veste branca simboliza que o batizado “vestiu-se de Cristo” (Gl 3,27): ressuscitou com Cristo.

A vela, acesa no círio pascal, significa que Cristo iluminou o neófito. Em Cristo, os batizados são a “luz do mundo” (Mt 5, 14).

O significado e a graça do Sacramento do Batismo aparecem com clareza nos ritos de sua celebração. É acompanhando, com uma participação atenta, os gestos e as palavras desta celebração, que os fiéis são iniciados nas riquezas que este sacramento encerra e realiza em cada batizado.

O Batismo apaga o pecado original, opera o perdão dos pecados, torna-nos filhos de Deus, irmãos de Jesus, membros da Igreja. Somos irmãos e irmãs uns dos outros e podemos dizer de verdade: “Pai nosso que estais no céu…”

 

O Papa Francisco sempre nos convida, nos desafia a uma tarefa: descobrir a data do seu batismo, o dia feliz de sua entrada na vida nova em Cristo.

 

Fontes:

Catecismo da Igreja Católica

Livro do Catequista – Paulus

Os sete sinais do Amor – P. Lacerda

Homilia do Pe. Roberto Nentwig (Batismo de Jesus)

Paróquia São Vicente de Paulo

Rua Papa João XXIII, 316
Cachoeirinha/RS
Telefone: 3041.5586
E-mail: saovicente.svp@gmail.com
A oração nos leva à ação!
869019
HojeHoje138
OntemOntem424
Essa SemanaEssa Semana1947
Esse MêsEsse Mês6299
Desde o inícioDesde o início869019
2024 - Paróquia São Vicente de Paulo.
Site desenvolvido por Innovare Sites.